blog

Como aproveitar ao máximo os benefícios do Tumblr

Quem escreveu?
admin
Que dia?
10-08-2010
Que horas?
4:18 PM

post

A rede social Tumblr tem sido alvo de muitas notícias ultimamente. No mês passado, entrou no Top 50 de sites, com mais de 6,6 milhões de usuários e 1,5 bilhões de page views por mês. Fundada em Nova York, um serviço com templates bem desenhados, facilidade de uso e excelente navegador tornou um favorito para quem procura algo mais que o Twitter, mas menos do que um blog.

Coatney Mark, editor sênior da Newsweek, recentemente anunciou que transferirá seus esforços para o Tumblr, onde ele vai trabalhar para posicionar a rede como plataforma para jornalistas e leitores se encontrarem e interagirem.

Em que o Tumblr é tão diferente?

Ficando entre um Twitter e um Facebook, o Tumblr permite aos usuários carregar imagens, vídeos, clipes de áudio e citações para suas páginas. Os usuários podem seguir outros usuários, assim como no Twitter, e suas postagens aparecem na página central de login, conhecida como painel. Assim como no Facebook, você pode gostar de um link, clicando no coração ao lado dele. Ou também pode fazer um “rebbloging”, que funciona como um retweet.

Uma das diferenças deste novo site social é que ele não mostra quantos seguidores o usuário possui, não sendo tão importante assim quem está te seguindo. O Tumblr tem menos a ver com audiência e mais com a comunicação com a comunidade. Além disso, a rede possui uma liberdade de design que o Facebook e o Twitter não tem, fazendo com que os usuários do Tumblr criem identidades e personalidades únicas com seus blogs.

Como usar o Tumblr?

Para novos e velhos meios de comunicação que querem começar no Tumblr, seguem abaixo simples passos, baseadas numa matéria do The Atlantic, que podem ajudar:

1. A rede tem de refletir o clima editorial da publicação e dar a seus seguidores um verdadeiro ponto de conexão.

2. Envolva o seu público, mídia social é bidirecional. Siga de maneira inteligente, cultive respostas, aprenda a usar recursos interativos (reblogs, gostar, respostas, pergunte, comentários) para construir a discussão em torno do seu conteúdo.

3. Tenha o seu público-alvo em mente, e pense quais são as histórias mais “Tumblr-friendlys”.

4. Varie seus formatos. Utilizar recursos multimídia: postar vídeos, clipes de áudio, músicas relevantes, gifs animados, etc. Seja visual: um post com foto se destaca.

5. Maximize as oportunidades de conduzir os leitores para o seu site, certificando-se de linkar fotos e trechos do post para seu destino final.

Cases

Os veículos tradicionais como a Revista Newsweek e o guia TimeOut são reconhecidos no diretório da rede social. O da Newsweek, por exemplo, apresenta em seu cabeçalho uma lista de posts de outros usuários que a revista “gostou” e, na barra lateral, apresenta uma integração com o Twitter. O Tumblr da TimeOut NY já segue um modelo mais comum de template da rede, que apresenta uma lista de seguidores na barra lateral e as interações em cada post. Os dois Tumblrs são bastante visuais.

Newsweek

Newsweek

TimeOut New York

ny

Aqui estão algumas listas de Tumblrs influentes:
- Os vencedores do Tumblr Awards
22 Tumblrs influentes sobre empreendedorismo
50 Tumblrs para se inspirar

Via Inovadores

Tags:

Temos 4 Comentários

  1. Quem escreveu?
    Tboom Interactive
    Que dia?
    10-08-2010
    Que horas?
    7:14 PM

    Os benefícios do Tumblr http://migre.me/13NIP

  2. Quem escreveu?
    #AtivismoDigital
    Que dia?
    10-08-2010
    Que horas?
    7:16 PM

    Sou totalmente adepto! RT @tboom: Os benefícios do Tumblr http://migre.me/13NIP

  3. Quem escreveu?
    Tboom Interactive
    Que dia?
    10-08-2010
    Que horas?
    10:14 PM

    Os benefícios do Tumblr http://migre.me/13NIP

  4. Quem escreveu?
    Douglas Prata
    Que dia?
    07-10-2010
    Que horas?
    7:41 PM

    Como aproveitar ao máximo os benefícios do #Tumblr | Vi no blog da Tboom. http://bit.ly/dgBudi

Comente